Vamos viajar até à tradição oral Portuguesa.
Não sei onde se localiza o Castelo de Chuchurumel, mas que acontecem por lá coisas lá isso acontecem:
Castelo de Chuchurumel
Lenga-lenga tradicional
Aqui está a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel
Aqui está o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está o rato Que roeu o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está o gato Que comeu o rato Que roeu o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está o cão Que mordeu o gato Que comeu o rato Que roeu o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está o pau Que bateu no cão Que mordeu o gato Que comeu o rato Que roeu o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está o lume Que queimou o pau Que bateu no cão Que mordeu o gato Que comeu o rato Que roeu o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está a água Que apagou o lume Que queimou o pau Que bateu no cão Que mordeu o gato Que comeu o rato Que roeu o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está o boi Que bebeu a água Que apagou o lume Que queimou o pau Que bateu no cão Que mordeu o gato Que comeu o rato Que roeu o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está o carniceiro Que matou o boi Que bebeu a água Que apagou o lume Que queimou o pau Que bateu no cão Que mordeu o gato Que comeu o rato Que roeu o sebo Que unta o cordel Que prende a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.
Aqui está a morte Que levou o carniceiro E que entrega a chave Que abre a porta Do castelo De Chuchurumel.