quarta-feira, 25 de março de 2009

OFICINA FORMAÇÃO- PNEP 2º ano - A escrita


“FRUTOS” de Eugénio de Andrade


Pêssegos, peras, laranjas,
morangos, cerejas, figos,
maçãs, melão, melancia,
ó música de meus sentidos,
pura delícia da língua;
deixai-me agora falar
do fruto que me fascina,
pelo sabor, pela cor,
pelo aroma das sílabas:
tangerina, tangerina.


Eugénio de Andrade
nasceu em Póvoa da Atalaia, em Portugal. A sua poesia retrata bem a realidade de uma aldeia beirã. Aquele vale a partir da encosta da Serra da Gardunha é sem dúvida um local onde as frutas são doces e maravilhosas.
E as tangerinas são... tão boas!!!

Esta é uma das suas primeiras poesias.
Viveu em Lisboa, em Coimbra e no Porto. É considerado um dos maiores poetas portugueses contemporâneos.

Obras:
As Mãos e os Frutos,1948;
Os Amantes sem Dinheiro,1950;
As Palavras Interditas,1951;
Até Amanhã,1956;
Coração do Dia, 1958;
Mar de Setembro, 1961;
Ostinato Rigore, 1964;
Antologia Breve, 1972;
Véspera de Água, 1973;
Limiar dos Pássaros,1976;
Memória de Outro Rio, 1978;
Rosto Precário, 1979;
Matéria Solar, 1980;
Branco no Branco, 1984;
Aquela Nuvem e Outras, 1986;
Vertentes do Olhar, 1987;
O Outro Nome da Terra, 1988;
Poesia e Prosa, 1940-1989;
Rente ao Dizer, 1992;
À Sombra da Memória, 1993;
Ofício de Paciência, 1994;
Trocar de Rosa / Poemas e Fragmentos de Safo, 1995;
O Sal da Língua,1995

Reunidos na 3ª oficina de Formação os formandos fizeram a partir da estrutura do grande poeta Eugénio de Andrade estas variações, atenção que foram as primeiras abordagens:
PEÇAS DE VESTUÁRIO -TRAPITOS

Saias,calças, calções
Xailes, cuecas, vestidos
Camisolas,camisas, blusões

ó música de meus sentidos,
pura delícia para o corpinho;
deixai-me agora falar
do trapo que me fascina,
pelo toque, pelo que esconde,
pela ousadia das sílabas:
gabardina, gabardina.

ALIMENTOS

Carne, couve, pão
Queijo, iogurte, feijão
Leite, peixe, grão

ó música de meus sentidos,
pura delícia no meu coração;
deixai-me agora falar
do alimento que me fascina,
pelo sabor, pela cor,
pelo aroma das sílabas:
gelatina, gelatina.

CORES

Amarelo, anil, azul,
Cinza, castanho, branco,
roxo, verde, violeta

ó música de meus sentidos,
pura delícia dos olhos;
deixai-me agora falar
da cor que me fascina,
pelo luz que irradia,
pura delícia das sílabas:
arco-íris, arco-íris.


Foram exercícios que nos deram prazer e a escrita pode e deve ser também isso...
Agora vamos tentar passar a mensagem para os nossos alunos, e fazer deles bons leitores e melhores escritores.

Sem comentários: